Guia para Iniciantes

 


Hi people!

Você descobriu o mundo postal e ficou curioso para saber mais ou se interessou e quer começar a trocar cartas, mas não faz ideia por onde começar ou como fazer isso? Você está no lugar certo! Nesse guia para iniciantes eu vou te dar todas as dicas que você precisa para você começar a trocar cartas!

Antes de mais nada, se você está com pé atrás pra começar a escrever para alguém, saiba que é seguro sim trocar cartas. Eu troco cartas com diversas pessoas ao redor do mundo desde 2012 e nunca tive nenhum problema em relação ao meu endereço. Caso você não se sinta seguro ao disponibilizar seu endereço para outras pessoas te escreverem, você pode ter uma Caixa Postal nos Correios, para saber sobre valores, clique aqui e confira a tabela de valores (no final do post). Se mesmo assim, você ainda está com um pé pra começar, clica aqui e confira o post com 5 razões para trocar cartas.

Primeiro passo: ...pra quem vou escrever?

O primeiro passo é encontrar correspondentes. Você pode utilizar as redes sociais ou entrar em clubes de troca de cartas para encontrar essas pessoas. Clique aqui e confira o post com todas as informações de como encontrar pessoas interessadas em trocar cartas.

Segundo passo: escrever e preparar a carta!

Agora já com as pessoas selecionadas e com os endereços em mãos, chega a hora de escrever sua primeira carta. Você não deve fazer ideia do que escrever, né? Pois então clique aqui e confira esse post SUPER completo com todas as dicas pra quem está começando a escrever cartas!

Se você quiser enviar alguma coisa junto da sua carta, nesse post tem uma lista com várias ideias do que você pode fazer ou separar para enviar junto na sua carta.

Depois de separar tudo que você vai enviar no envelope, chega a hora de endereçar o seu envelope. Caso não saiba como fazer isso, assista ao vídeo desse post onde eu explico como endereçar.

Terceiro passo: enviar a carta.

Com a sua carta pronta (já no envelope e endereçada) chega a hora de você envia-la. Para isso, vá até uma agência dos Correios e peça para enviar sua carta no modo econômico, também chamado de carta simples (as vezes o atendente pode te cobrar um modo diferente que é bem mais caro, então fique atento). Caso você queira ver quanto vai sair para enviar sua carta, confira esse post que contém a tabela atualizada dos valores de envio.

Se você tiver uma balança (daquelas digital, de cozinha) em casa, procure pesar sua carta e ver se ela está passando das 20g (que é o peso máximo do primeiro porte dos Correios) e consulte quanto vai sair pra enviar sua carta na tabela desse post, assim você já chega nos Correios sabendo quanto vai sair pra enviar sua carta.

Caso você consiga comprar selos na agência dos Correios mais próxima, você mesmo pode selar suas cartas e só chegar nos Correios e entregá-las ao atendente. Para saber como selar suas próprias cartas, assista ao vídeo desse post.

Quarto passo: agora é só esperar!

Após enviar sua carta o que resta é esperar que ela chegue ao destinatário. Assim que o destinatário enviar a resposta, você receberá a carta e deve responder e enviar novamente, e assim por diante. Lembre-se: um dos charmes da troca de cartas é a espera, então seja paciente, sua carta pode demorar semanas (e até meses, se for internacional) para chegar até você e ao seu correspondente.

.

Bom, eu acho que com essa página eu consegui organizar todas as informações referentes a como iniciar uma troca de cartas. Lembrando que se você quiser aprender mais, não deixe de assistir os vídeos do meu canal do Youtube, lá tem vários tutoriais e vídeos pra te inspirar na criação e decoração de suas cartas!

Se após ler todos os posts recomendados você ainda tiver alguma dúvida, me chama em alguma das redes sociais que eu te ajudo! 

Até a próxima!



Curta nosso Facebook

Siga nosso Twitter