Como encontrar correspondentes para trocar cartas?

maio 31, 2021

Se você é novo no mundo postal ou descobriu a pouco tempo sobre troca de cartas e quer começar a se corresponder e não sabe por onde começar para encontrar pessoas que gostem de escrever cartas, siga essas dicas:

• Entre em um clube de cartas:

Existem diversos clubes de cartas pela internet, mas o meu favorito (e o mais organizado), é definitivamente o Envelope de Papel. Você pode se inscrever no site e ter acesso a lista de correspondentes. O site é bem completo e auto explicativo.

• Utilize as redes sociais:

As redes sociais são uma grande facilitadora para encontrar correspondentes. No Facebook você pode encontrar grupos de trocas de cartas, onde você pode entrar em contato com as pessoas que postam bastante por lá e pedir o endereço delas através de mensagem privada. Procure pelo termo “Troca de Cartas” para encontrar grupos. Tem um grupo no Facebook que eu gosto bastante (que é relacionado a papelaria, mas tem um post para quem procura correspondentes), procure por “As Loucas da Papelaria”.

A maior concentração de pessoas que trocam cartas se encontra no Instagram. Há diversos perfis de pessoas que trocam cartas. A hashtag #mundodascartas é a mais popular sobre o assunto aqui no Brasil, e lá você pode encontrar pessoas que trocam cartas e enviar mensagem para alguma delas perguntando se elas ainda aceitam correspondentes. Outras hashtags que são bastante populares são: #penpalbrasil, #amigosporcorrespondencia e #trocadecartas.

No Instagram eu tenho um post com mais de 700 comentários, para pessoas que estão procurando correspondentes. Caso queira conferir, clique aqui.

• Como eu faço para encontrar correspondentes de outros países?

Se você quer encontrar correspondentes de outros países, o Instagram é um grande aliado: você pode pesquisar por posts mais recentes nas hashtags #penpalswanted e #lookingforpenpals e fazer o mesmo processo explicado anteriormente (enviando uma mensagem privada para o dono do post e perguntando se ainda está aceitando correspondentes). 

Outra forma é ir em perfis que fazem uma espécie de “classificados” de quem procura correspondentes, escolher uma pessoa e mandar mensagem pra ela. Um perfil desse tipo que está ativo no momento é o @penpalswanted_findpenpals, mas você pode encontrar mais perfis desse tipo nas hashtags que eu indiquei acima.

Outra forma de encontrar correspondentes internacionais é através do site Interpals.net (que é um site para fazer amizade com pessoas do mundo todo, mas há pessoas lá que procuram por amizades por correspondência, mesmo essas pessoas sendo a minoria no site). Você também pode tentar o Swap-bot (que eu já expliquei como funciona em um vídeo do canal) e tem também o site Postcrossing (que serve para trocar cartões postais com pessoas do mundo todo de forma aleatória).

Não importa qual seja a forma que você escolher trocar cartas, tenho certeza que você fará ótimas amizades e terá diversas experiências legais com o mundo postal. Divirta-se e aproveite o processo prazeroso que é receber uma carta e também aproveite para relaxar ao sentar e dedicar um tempo pra escrever e preparar uma carta.

Mais posts pra você:
O que escrever na primeira carta?
Mailtags: O que são e como fazê-las? (+ Lista de Perguntas!)
O que enviar em uma carta?

Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelos comentários ou pelas redes sociais.

Até a próxima!


Mais posts para você:

0 comentários

Curta nosso Facebook

Siga nosso Twitter