Tudo sobre Traveling Notebook (TN) e como fazer um Caderno Viajante!

maio 31, 2021


Você já ouviu falar em um Traveling Notebook? Traveling Notebook (aqui no Brasil popularmente chamado de “TN” ou “Caderno Viajante”), como o próprio nome diz, é um caderno que viaja e deve retornar ao seu dono após ter sido completado.

A prática do Traveling Notebook é bastante popular no mundo postal, mas não é muito conhecida pela maioria das pessoas. Por isso nesse post eu vou te explicar tudo que eu sei sobre um TN e como fazer um!

Um tempo atrás eu participei do TN da Brittany McCowan e ela mostrou o resultado no canal dela, confira o vídeo:


Quero fazer um traveling notebook, por onde começar?

Para começar um TN é importante escolher um caderno que possa ser enviado em um envelope, por carta registrada, pelos correios. Dê preferência por escolher um caderno do tipo brochura, com não muitas folhas e que não seja muito volumoso, pois ele vai ganhar volume após as pessoas o preencherem e ele vai ficando cada vez mais pesado, o que pode acarretar em custos excessivos para quem for enviá-lo para a próxima pessoa (até mesmo quando a pessoa for enviar de volta para você). Pense em como será a logística para as pessoas que forem receber e enviar ele.

Definindo a temática do caderno e a sistemática de como deverá ser preenchido

Após ter escolhido um caderno para fazer seu TN, chega a hora de definir o tema e como funcionará o preenchimento dele. Você pode fazer ele no tema livre (e cada pessoa preenche com o que quiser), ou você pode definir temas, como por exemplo, sua cidade (e a pessoa falará mais sobre a cidade dela ou pontos turísticos), pode ser com decoração de algum personagem que você goste, pode ser um caderno somente com colagens, com desenhos, com pinturas, com fotos (e cada um pode colocar uma foto revelada e contar um pouco do momento que a foto foi tirada), enfim, as possibilidades são infinitas, use sua criatividade e escolha um tema que te agrade!

Próximos passos...

Após escolher o tema o próximo passo é pensar no número de pessoas que você quer que preencham seu caderno, e já pensar nas pessoas também. Eu aconselharia você a escolher pessoas (ou correspondentes) nos quais você tem uma conexão e intimidade maior. Liste as pessoas que você gostaria que participassem do seu TN e enviei uma mensagem pra elas, perguntando se elas teriam interesse em participar do seu TN, e não esqueça de explicar tudo que você definiu para seu TN (tema, número de folhas que cada um vai ter que preencher, se vai ter tempo definido - ou não - pra fazer o envio pra próxima pessoa - por exemplo, 1 mês - e é claro, deixar claro para a pessoa que o envio deve ser feito por carta registrada, e o código de rastreio tem que ser sempre informado a você, para que o caderno não se perca). Informe a pessoa com detalhes de como ocorrerá a troca.

Quando você já tiver definido o número de pessoas que vão participar do seu TN, chega a hora de fazer a separação das páginas que cada um vai preencher. Eu aconselho você a escrever em post its os nome das pessoas que vão participar e colar nas páginas, para não haver confusão. 

Decore a capa ou o que mais você julgar necessário. Você também pode anexar pequenos envelopes com pequenos presentes (como adesivos e papéis bilhete) para cada participante, e até mesmo incluir um bilhete na contra-capa com as regras do seu TN (você também pode inserir outras informações, como o endereço que o caderno deve ser enviado quando for completado, uma mensagem para quem receber o TN, o tempo que cada pessoa deve ficar com o caderno, a rede social ou o contato para onde o código de rastreamento deve ser enviado), entre outras informações que você julgar importante.

Você pode completar as primeiras páginas, seguindo o tema definido, para dar uma ideia e inspirar as próximas pessoas que vão receber preencher ele, assim não corre o risco das pessoas ficarem perdidas.

Depois de ter enviado o TN é só ficar acompanhando o progresso dele e sempre ficar de olho no código de rastreamento dele. Assim, quando o processo acabar... você terá um caderno viajante só seu!


Espero que tenha gostado das dicas! Até a próxima! 

Mais posts para você:

0 comentários

Curta nosso Facebook

Siga nosso Twitter